PET

Hospital Público Veterinário

Tudo o que você precisa saber para o caso de precisar levar seu pet

Quem passeia pelas ruas do Brooklin e região fica com a impressão que aqui todos têm pet. As pessoas passeiam pelas ruas com seus cães. Nos portões somos surpreendidos ou encantados o tempo todo com os cães e gatos em seus quintais. Sem falar de outras espécies que também têm espaço nos lares do nosso bairro.

Mas nossos bichinhos também podem precisar de atendimento de saúde de urgência e emergência. E nem sempre as famílias conseguem arcar com os custos das clínicas especializadas.

A saída é buscar atendimento público. Algumas faculdades oferecem atendimento veterinário, mas também existe um Hospital Público Veterinário na Zona Sul de São Paulo. 

O atendimento é 100% gratuito, mas se o pet precisar de exames e medicamentos após o atendimento, ficam por conta dos tutores.

O hospital atende por ordem de chegada. O agendamento pode ser marcado todas as segundas-feiras, às 14h de acordo com a disponibilidade de vagas.

É preciso que o animal esteja acompanhado de um tutor maior de 18 anos. Não se esqueça de levar o seu RG (só vale o documento de quem estiver com o bichinho), comprovante de residência e RGA do animal.

Não é necessário levar o animal para realizar o agendamento. 

Atenção: Se o seu pet estiver em situação crítica, vá direto ao hospital. Nem sempre é possível aguardar dois ou três dias pelo agendamento. Seu pet será atendido. 

O hospital funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.  

Não adianta ter pressa. Dependendo da situação, você passará o dia lá com seu animalzinho.

Como em hospitais para humanos, será necessário apresentar os documentos para o preenchimento da ficha e aguardar o atendimento.

O primeiro atendimento será feito por estagiário, que perguntará tudo sobre o bichinho e o examinará. Tutor e animal voltam para a espera e serão novamente chamados, pelo número da senha, para atendimento por veterinário – que também examinará e fará mais perguntas. Em seguida, ele fará encaminhamento para o que pet receba medicação ou passe por exames de urgência.

Dependendo da situação, a medicação pode ser a penúltima etapa. A última é receber do veterinário a orientação para o tratamento, receitas de medicamentos e pedidos de exames – alguns podem ser agendados lá mesmo, como o Raio-X. Outros exames terão que ser feitos em laboratórios particulares mesmo. 

Todos lá, das recepcionistas aos estagiários, veterinários e pessoal da enfermaria, são muito atenciosos com os tutores e carinhosos com os pets. As orientações para o tratamento são claras. Já o agendamento de Raio-X, por exemplo, é demorado porque a procura é grande.

O espaço de espera, que é grande, é limpo, assim como as salas de atendimento e enfermaria. Há também uma pequena área externa de espera para os pets com doenças (ou suspeita) transmissíveis. 

Houve um tempo em que era possível entrar na fila de atendimento pelo WhatsApp, mas o convênio desse tipo de atendimento com a prefeitura terminou e não foi renovado. Então agora não tem jeito. É preciso ir até lá. Só pra reforçar: se for para marcar consulta, deve estar lá às segundas-feiras, às 14h, e não precisa levar o pet. Se for urgência ou emergência, leve seu bichinho direto lá durante o horário de funiconamento da unidade. 

Se você já teve uma experiência no Hospital Público Veterinário, conte pra gente. 

(atualizado em 28/08/2024)

animals, cat, dog-1517642.jpg

Hospital Público Veterinário

Rua Agostino Togneri, 153, Jurubatuba, São Paulo/SP

Horário de atendimento: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h

2 comentários em “hospital público veterinário”

    1. Oi, Cecília. Tudo bem?
      Eu sou jornalista e fiz a reportagem. Não sou veterinária nem faço parte da equipe do Hospital Público Veterinário.
      Esse hospital é gratuito. Se for caso de urgência e emergência, é só ir lá direto com sua cachorrinha. Se não for urgente, você precisa ir até lá nas segundas-feiras, às 14h, para marcar (não precisa levar a cachorra se for só marcar, porque não atendem no dia).
      Espero ter ajudado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *